Boletim Informativo

No dia 23 de Abril  a turma do 6ºE dinamizou a atividade  “Leia enquanto espera”.

Foram distribuídos jornais do agrupamento em cafés, Centro de saúde, lojas, etc…

Aqui fica o registo!

 

Projeto de Solidariedade escolar do 6ºE – “Partilhar alegrias é um prazer a dobrar!”

s. martinho 1

Os alunos da turma E do 6º ano de escolaridade estão a continuar a implementar, pela Comunidade Educativa do Caramulo, o projeto de solidariedade escolar – “Partilhar alegrias é um prazer a dobrar!”, já iniciado no ano letivo anterior. Com esta iniciativa queremos continuar a organizar/dinamizar atividades culturais que nos permitam partilhar momentos de alegrias e de experiências enriquecedoras para todos os intervenientes.
Assim, já demos inicio com a comemoração do São Martinho, no dia 11 de novembro.
Neste dia, os alunos desenvolveram, no âmbito da celebração, as seguintes atividades:
apresentaram aos alunos do 2º ciclo a “Lenda de São Martinho”; foram à sala de aula das outras turmas, bem como a diversos locais da escola e presentearam os colegas, professores e assistentes operacionais, com quadras e um marcador para um livro.

Foto2

Foto1
Fazemos votos para que todos a quem nos dirigimos tenham gostado das atividades apresentadas pela nossa turma, pois acreditem que nos dedicámos com muito empenho na preparação de todos os trabalhos .
Mais uma vez, obrigada por partilharem estes momentos connosco.
Até breve!!!…

s martinho2

A felicidade só é verdadeira quando partilhada”  Christopher McCandless

Corta mato escolar 2015

Cartaz - Corta-mato

Vamos apoiar os nossos desportistas!

 

“PARTILHA DE POESIA”, na EB 2,3 do Caramulo

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

No dia 5 de junho esteve na nossa escola a doutora Mª Teresa Neves de Sousa, professora de Português-Francês, que lecionou durante muitos anos na EB2,3 do Caramulo e que, atualmente, está aposentada. A professora Teresa esteve connosco para dinamizar a ação “Partilha de Poesia”. Pois é, alunos e professores do 2º ciclo foram presenteados com algo que esta professora sabe fazer muito bem: contar histórias e ler poesias. Foi um momento muito especial e enriquecedor para os nossos jovens, pois ouviram poesia contada de forma cativante, pelo que fazemos votos para que esta atividade tenha sido uma mais valia para a sensibilização dos nossos alunos para a leitura.

Finalmente, será ainda de enaltecer o poema, “Se eu…”, criado propositadamente por esta professora para este evento, que foi muito bem lido pelas alunas Inês Ferreira e Tatiana Santos do 5ºE.

 

Muito obrigada professora Mª Teresa Sousa pela sua Partilha!

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Diretora de turma e alunos do 5ºE

 

 

Projeto Escolar de Solidariedade do 5ºE  – “Partilhar Alegrias é um Prazer a Dobrar!”

 

“Caminhada Saudável, entre Gerações”

projeto

cc

cc0

Estimados leitores,

            Aqui estamos, mais uma vez, para partilhar convosco os últimos momentos ternurentos que vivemos com a implementação do nosso projeto.

Pois é, no dia 27 de maio de 2015, a turma do 5ºE e os utentes do lar de idosos do Caramulo – Boa Esperança, dinamizaram a atividade “Caminhada Saudável, entre gerações”.  Nesse dia, todos os participantes começaram por realizar uma caminhada, pelas vias públicas do Caramulo, até um dos jardins locais. Aqui, foram dinamizados alguns jogos e oferecido, pela organização do evento e aos utentes do lar, chá e bolinhos. A caminhada prosseguiu até à biblioteca da nossa Escola. Neste local, os alunos organizadores presentearam, de forma extraordinária os idosos participantes, com cantigas tradicionais portuguesas e poesia. A professora Mª Teresa Couto e a aluna Daniela Ramos do 8ºF também fizeram questão de mimar os idosos, com a apresentação de um lindo poema de Florbela Espanca. Ainda no que diz respeito às atuações apresentadas, o aluno Filipe Farinha do 5ºD também participou tocando, com muito empenho, músicas tradicionais portuguesas, no seu acordeão.

No final de todas estas atividades, todos participaram num almoço convívio na cantina da nossa escola.

Finalmente e após o almoço, a organização entregou pequenas lembranças aos idosos, procurando demonstrar gratidão por nos terem permitido partilhar com eles momentos únicos de carinho e de muita ternura.

            Não podemos terminar sem referir a importância que todas as atividades implementadas com este projeto tiveram tanto na vida académica como no desenvolvimento pessoal dos alunos envolvidos. Sentimos uma grande recompensa pelo carinho demonstrado pelas pessoas a quem nos dirigimos.

            Fazemos votos para que a implementação deste projeto tenha continuidade no próximo ano letivo, pois queremos continuar a Partilhar…

A diretora de turma e a turma do 5ºE

partilha

 

 

 

 

 

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

mmmmmm

 

 

 

 

 

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 tyrtyrt.gif (16129 bytes)

 

 

Fotos JI Guardão 127    

J. I. Guardão  –  E.B. 2/3 do Caramulo

 

 

No dia 9 de março de 2015, dando sequência ao tema das profissões, as crianças do Jardim do Guardão foram cozinheiros por um dia, confecionando biscoitos.

Como gostam de partilhar, também deram a provar aos seus amigos do 1º ciclo e às professoras.

Estão de parabéns os cozinheiros.

Os biscoitos estavam deliciosos!

Fotos JI Guardão 113

Fotos JI Guardão 115

Fotos JI Guardão 109

Fotos JI Guardão 108

Fotos JI Guardão 107

 

 

Visita ao Porto

 

Fotos JI Guardão 010 Fotos JI Guardão 024 Fotos JI Guardão 026 Fotos JI Guardão 032 Fotos JI Guardão 033 Fotos JI Guardão 036 Fotos JI Guardão 039 Fotos JI Guardão 040 Fotos JI Guardão 043 Fotos JI Guardão 046 Fotos JI Guardão 048 Fotos JI Guardão 050 Fotos JI Guardão 059 Fotos JI Guardão 063

 

 

3 
“O BOCCIA DA NOSSA ESCOLA CONTINUA EM AÇÃO” 

 

 

 

1 2

 

 

 

Caros Leitores,

            No dia 26 de fevereiro de 2015 a equipa de Boccia do Caramulo voltou a participar numa concentração. Este encontro realizou-se no pavilhão desportivo da Escola Secundária de Carregal do Sal.

            Nesta atividade estiveram, novamente, a escola secundária de Molelos, a EB2,3 de Santa Comba Dão, a secundária de Mortágua, a EB2,3 do Carregal do Sal e a EB2,3 de Tondela, bem como a instituição VÁRIOS.

            A equipa que apresentámos, neste encontro, era constituída pelos seguintes elementos: Daniela Ribeiro; Filipe Farinha, Inês Pereira e Sara Domingues do 5ºD, bem como Gabriel Soares, Madalena Ferreira e Miguel Antunes do 5ºE. A acompanhar a nossa equipa voltou a ir a aluna Inês Ferreira do 5ºE, que exerceu, mais uma vez e de forma excelente, o papel de árbitro.

            Desta vez, os nossos jogadores competiram com a VÀRIOS e as escolas de Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Molelos. Dos 5 jogos que realizaram, venceram 4 e perderam um, com uma diferença de dois pontos, ficando a nossa equipa classificada em 2º lugar.

            O resultado obtido pela nossa escola permitiu-lhe ficar apurada para a fase distrital, que irá ser realizada, no dia 18 de março de 2015, na Escola Básica Infante D. Henriques, em Repeses (Viseu).

Mais uma vez, os nossos jogadores estão de parabéns, pois o resultado apresentado, tanto no empenho como no comportamento, foi fantástico!

A seguir apresentamos algumas das imagens recolhidas na atividade:

4 5 6 7

Saudações desportivas a todos os nossos leitores.

 

 

A professora: Emília Gonçalves

*********************************************** 

 

 

 

“A felicidade só é verdadeira quando partilhada”

 

Christopher McCandless

ccccpartilha

 

Queridos leitores,

 

            A turma do 5ºE continua a partilhar alegrias… pois é, no dia 12 de fevereiro comemoraram o Carnaval junto dos alunos do JI e 1º CEB de Paredes do Guardão, bem como das turmas da E.B. 2, 3 do Caramulo. Foi muito divertido! O 5ºE mascarou-se a rigor, desfilou no recinto das escolas e apresentou poemas de Carnaval nas salas de aula, desde o JI até ao 9º ano de escolaridade. Sentimos que levámos alegria e que provocámos gargalhadas.

Afinal o Carnaval é alegria!

 

Fazemos votos para que as nossas alegrias continuem a proporcionar bons momentos.

 

Até breve!!

 

 

 

 

 

 

 

ef

 

O BOCCIA DA NOSSA ESCOLA

 

IMG_0686      IMG_0685

 

 

No dia 21 de janeiro de 2015 a equipa de Boccia do Caramulo participou na 1ª Concentração, que se realizou no pavilhão da escola EB2,3 de Santa Comba Dão.

            Nesta atividade estiveram também as seguintes escolas/instituição: Secundária de Molelos; EB2,3 de Santa Comba Dão; Secundária de Mortágua; EB2,3 do Carregal do Sal; EB2,3 de Tondela; instituição VÁRIOS.

            A equipa que apresentámos, neste encontro, era constituída pelos seguintes elementos: Filipe Farinha, Inês Pereira e Sara Domingues do 5ºD, bem como Gabriel Soares, Madalena Ferreira, Miguel Antunes e Rodrigo Gonçalves do 5ºE. A acompanhar a nossa equipa foi também a aluna Inês Ferreira do 5ºE, que exerceu, de forma muito satisfatória, o papel de árbitro.

            Os nossos jogadores competiram com a VÀRIOS e as escolas de Tondela, Carregal do Sal e Molelos. Dos 4 jogos que realizaram, venceram 2 e perderam os outros dois, com uma diferença de um ponto. A nossa equipa está de parabéns, pois, sendo a primeira vez que participam neste encontro desportivo, o resultado foi muito bom, verificando-se muito empenho nas suas prestações. De salientar ainda o excelente comportamento que os nossos jogadores apresentaram durante toda a atividade, dignificando, em muito, a nossa escola.

A seguir apresentamos algumas das imagens recolhidas na concentração de Boccia.

IMG_0688   IMG_0687

 IMG_0684    IMG_0682

Finalmente, faço votos para que a população alvo a que se dirige este clube continue a ter a possibilidade de participar nestes encontros desportivos e de aproveitar a oportunidade de aprender, aperfeiçoar e praticar Boccia, obtendo assim um maior repertório motor relativamente à modalidade.

 

Saudações desportivas a todos os nossos leitores.

A professora: Emília Gonçalves

 

*********************************************** 

 

 

 

ef

 

 

NATAÇÃO           efff

 

No dia 12 de janeiro de 2015 os nossos nadadores participaram na 1ª Concentração de Natação, que se realizou nas piscinas municipais de Vouzela.

            Nesta atividade participaram também as escolas de Vouzela, São Pedro do Sul, Tondela, Campo de Besteiros, Viseu e Nelas.

            Os nossos 13 atletas participaram em provas de natação e nos jogos aquáticos, revelando muito empenho nas suas prestações. De salientar ainda o excelente comportamento que os nossos alunos apresentaram durante toda a prova desportiva, dignificando a nossa escola.

A seguir apresentamos algumas das imagens recolhidas na concentração de Natação.

                                  n

nn

Finalmente, faço votos para que a população alvo a que se dirige este clube continue a ter a possibilidade de aproveitar a oportunidade de aprender, aperfeiçoar e praticar natação, obtendo assim um maior repertório motor relativamente ao meio aquático.

Saudações desportivas a todos os nossos leitores.

A professora: Emília Gonçalves


 

 *********************************************** 

 

 

Bom dia a todos, anexo o link do vídeo promocional do Prémio Escolar Montepio, onde se faz referência ao projeto das escolas do Caramulo, “Conhecer o que é nosso, para preservar e valorizar” e que recebeu o prémio escolar Montepio 2011:

PremioEscolarMontepio

https://www.youtube.com/watch?v=wy1pE1EVODQ&list=UU6OKb9uhMFD4NDyY-AdyjqQ

Professor Luis Costa – E.B. 2/3 do Caramulo

 

 

 

Dia Mundial de Luta Contra a Sida   

 

 O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro.

Este dia visa alertar para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.

A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.

São três as formas de contágio do VIH/SIDA:

  • Relações sexuais;
  • Contacto com sangue infetado;
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.

 

 

trabalho elaborado pelo 6ºano da E.B. do Caramulo

trabalho elaborado perlo 6ºano do E.B. do Caramulo

Trabalho elaborado pelo 6ºano  –  E.B. do Caramulo

 

 

 

Projeto de Solidariedade – “Partilhar alegrias é um prazer a dobrar!”

     Os alunos da turma E do 5º ano de escolaridade estão a implementar o projeto de solidariedade “Partilhar alegrias é um prazer a dobrar!”, pela comunidade educativa do Caramulo, em articulação com a Biblioteca da Escola. Com esta iniciativa, pretendemos organizar/dinamizar atividades culturais que nos permitam partilhar momentos de alegria e experiências enriquecedoras para todos os intervenientes.

A realização das atividades previstas no projeto será ao longo deste ano letivo e já tiveram início com a comemoração do São Martinho, no dia 11 de novembro. Neste dia, os alunos desenvolveram, no âmbito da celebração, as seguintes atividades: foram à sala de aula das outras turmas e apresentaram quadras; cantaram uma canção na sala dos professores; elaboraram trabalhos manuais que foram oferecidos e colocados em diversos setores da escola. Eis alguns dos momentos recolhidos:

 

1

 

A nossa participação vai continuar, já no próximo dia 10 de dezembro, com a dinamização de atividades comemorativas de Natal no lar de idosos do Caramulo – Boa Esperança.

Deste modo, brevemente cá estaremos para vos contar por onde temos andado a partilhar…

 

 

 

“A felicidade só é verdadeira quando partilhada”

 

Christopher McCandless

 

 

 ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ 

CORTA-MATO

29 de outubro de 2014 

O corta-mato da nossa escola

2    1

 

 

 

No passado dia 29 de outubro de 2014 realizou-se, na nossa escola, o Corta Mato. Nesta prova desportiva inscreveram-se alunos do 1º CEB de Paredes e do 2º e 3º ciclo da EB2,3 do Caramulo, num total de 104 jovens atletas. Este evento decorreu nas vias públicas do Caramulo e teve a prestável colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários. A eles o nosso sincero Bem Haja!

Os participantes mostraram empenho na realização das suas corridas, procurando  atingir os melhores resultados e demonstrarem como é importante fazer parte destes eventos desportivos. No entanto e como é normal nestas provas que requerem alguma exigência, surgiram indisposições esporádicas que, rapidamente, foram ultrapassadas pelos nossos grandes desportistas.

Finalmente, uma palavra de apreço aos professores, assistentes operacionais e alunos que colaboraram com a organização, sem os quais não seria possível a implementação da atividade. A todos muito obrigada!

As ações importantes e enriquecedoras para os alunos deverão fazer parte do plano anual de atividades de uma escola que se quer atual e interventiva, pelo que será nossa intenção continuar a promover o desporto, prometendo-vos ainda que para o ano vamos continuar a ter o nosso Corta Mato!

 

Os professores de Educação Física

3

 

 

 

 

Projeto Comenius da Escola Básica 2, 3 do Caramulo – 4º Encontro

As alunas Claúdia Cabaças e Andreia Viegas e os professores Fernanda Pereira, Anabela Oliveira e António Salgado, o novo coordenador do projeto, estiveram entre os dias 3 e 9 de outubro a participar no 4º Encontro do projeto Comenius, que se realizou em Kiltsi, uma pequena aldeia a cerca de 100 km da capital da Estónia, Tallinn.

comenius

 

A escola de Kiltsi funciona dentro de um antigo palácio, o qual terá sido construído em 1466, desde os anos 20 do século passado. Pertenceu a várias famílias e personalidades históricas, sendo o almirante Adam Johann von Krusenstern o seu dono mais famoso. Este almirante de origem germânica, que adquiriu o palácio no inicio do século XIX, liderou a primeira circum-navegação do globo, ao serviço da Rússia, publicando o primeiro atlas relativo aos mares do Sul.

Este palácio é um edifício imponente e belo, rodeado por um jardim e um lago, igualmente belos. Os salões do palácio, os subterrâneos, o mobiliário, as louças e objetos dentro do palácio, assim como o jardim, as árvores, pedras e o lago que o constituem, encerram histórias e lendas sui generis, que marcaram todos os participantes.

0

 

Relativamente ao programa, este começou no domingo, dia 5 de outubro, com uma visita a um parque natural, onde os participantes tiveram a oportunidade de ver in loco uma parte da flora e fauna características da zona onde se encontra a escola de Kiltsi. Seguidamente visitou-se uma empresa de aquicultura e uma estação ecológica de tratamento de esgotos.

1

No dia seguinte, foi apresentado um dos trabalhos que resultaram das tarefas que cada país teve de realizar no âmbito deste encontro: a construção de um Herbarium e um album de animais. Todos os participantes puderam conhecer as 10 plantas e os 10 animais que vivem perto de água, endémicos ou característicos da área onde está implantada cada escola, em cada país.

Em Portugal, este trabalho teve inicio em junho, com uma saída de campo, onde se recolheram as plantas para o Herbarium, sob a preciosa orientação e ajuda do Dr. Pedro Ribeiro, professor na Escola Secundária de Viriato, profundo conhecedor da flora e fauna do Caramulo. A seguir à apresentação dos trabalhos, os professores encontraram-se com o presidente do município de “Väike-Maarja”, ao qual pertence a aldeia de Kiltsi. Tiveram oportunidade de conhecer melhor o município, as suas prioridades politicas e dificuldades e visitaram um museu dedicado à história e personalidades do mesmo.

Na terça feira, realizou-se uma visita à cidade de Rakvere e ao seu castelo medieval. Aqui todos os participantes experimentaram tiro ao alvo com arco e flecha, visitaram salas de tortura medievais e cunharam uma moeda.

No último dia, e dentro das tarefas agendadas para este encontro, os alunos, com a ajuda dos professores, concluíram a construção de um calendário, onde cada mês é representado por seis fotos, uma de cada país, sob o tema do projeto “Água – cada gota conta”. Participaram, ainda, no dia do animal de estimação.

2

Os alunos estonianos levaram os seus animais de estimação para a escola e apresentaram-os aos presentes. Houve uma votação e os animais preferidos foram distinguidos com um prémio. As nossas alunas apresentaram um powerpoint com os seus animais de estimação e os de vários alunos da escola do Caramulo, que já participaram noutros encontros. Por fim, houve a apresentação de danças e jogos de cada país no jantar final, onde estiveram presentes as familias de acolhimento, alunos e professores participantes.

Durante a semana houve ainda assistências e participação nas aulas de Artes e Ciências. Na primeira os alunos e professores talharam um pendente da rocha característica de Kiltsi, talco e na segunda realizaram uma análise microscópica da água recolhida no parque natural e nos lagos e fontes de Kiltsi.

3

Foi um encontro memorável pela beleza das paisagens e dos edifícios, pela simpatia e pelo espírito prático e calmo dos estonianos e pelo programa interessante, delineado pela coordenadora estoniana, Merje Leemets, e sua equipa de professores.

Finalmente, o testemunho das alunas participantes:

Claúdia Cabaças:

Eu acho que o comenius é um projeto fundamental para nós. Em conjunto com amigos e colegas conhecemos novos países, novas culturas e novas pessoas, ao mesmo tempo que enriquecemos o nosso inglês. A viagem à Estónia correu muito bem… Adorei as pessoas, o país, a casa onde fiquei, adorei tudo!

Andreia Viegas

Participar no comenius é uma boa experiência, porque podemos conhecer novos países, novas culturas, novas pessoas e até novas línguas. Também é uma boa maneira de desenvolver o Inglês.

Na minha viagem para a Estónia, conheci novas pessoas e ouvi novas línguas. Fiz novas amizades e acho que comecei a desenvolver melhor o meu Inglês. Foi uma experiência que gostava de repetir.

Os professores participantes.

4

9 thoughts on “Boletim Informativo

  1. É muito fixe, há muita informação sobre o que fazemos nesse espaço e acho que devia haver mais blogs como este. Espero que outras pessoas também gostem como eu gostei, até à proxima…

  2. Deveras, está engraçado. Penso que devia haver mais livros na biblioteca da escola… A criação do site foi um pensamento bastante original! ;-p

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s