Leituras

Projeto “Escrita Criativa” 📝

Texto – “O poder das palavras na sociedade atual”

Serão importantes?

O modo como comunicamos, usando palavras novas e diversificadas, é bastante importante na sociedade atual. Com este texto, pretendo convencer os jovens da importância de usar um vocabulário variado e incentivar à leitura. Se comunicarmos de forma correta, quando estamos desempregados e necessitarmos de um trabalho, se tivermos um currículo apresentável e, usarmos um vocabulário diversificado teremos mais “oportunidades” de ganhar a vaga desse emprego, comparado com os que não o têm. Se comunicarmos de forma correta, teremos mais facilidade em redigir.Para escrever, precisamos de vocabulário que nos permita falar corretamente uns com os outros e até mesmo quando precisamos no nosso quotidiano e na nossa vida profissional, por exemplo.

  E se as palavras não existissem? Se isso acontecesse, o ser humano teria uma grande falta de cultura e o mundo não iria evoluir. Comunicação e evolução estarão, a meu ver, interligadas e correlacionadas, não vivem uma sem a outra. Não acham? Considero que este argumento é válido e muito importante para podermos entender a forma como a sociedade tem evoluído.

  Por tudo o que foi dito, considero que as palavras são bastantes poderosas e, graças a elas, o mundo continua a evoluir significativamente tal como a Humanidade comunica entre si, com elas.

Joana , 9ºG

📝       📝

Texto – Uma viagem no mundo das palavras”

 Qual é a importância de ter um vocabulário rico? Qual é a importância de conhecer palavras novas?

  Começo por me interrogar e interrogar-vos. Certamente nunca pensaram nisso. Na minha opinião, conhecer as palavras, usar um vocabulário diversificado é uma das maiores riquezas que podemos levar da vida. As palavras são ricas porque enriquecem o nosso vocabulário de todas as maneiras. Julgo que as palavras são um sinónimo de cultura e ao aprendermos e ao conhecermos novas palavras, aumentamo-la. Não concordam?

  Um dos aspetos importantes, senão o mais importante, é a capacidade de comunicar que adquirimos e um método de fortalecer essa capacidade é a leitura. Ler livros, jornais, documentos online e consultar os significados das palavras, quando não os entendemos, aumenta-nos o vocabulário e também o poder de comunicar. A sociedade tende a pensar que quem usa palavras mais «pomposas» e estranhas são só as pessoas que exercem um trabalho importante, mas não é verdade, qualquer pessoa pode aprender e só traz benefícios.

  Por último, mas não o menos importante, a nós estudantes só nos vai facilitar a vida, tanto nos testes como no dia a dia. E quando for necessário ler um livro ou interpretar uma obra entendê-los-emos facilmente sem grande esforço, tornando a leitura mais agradável.

  Para concluir, penso que todos nós deveríamos dedicar um pouco do nosso tempo, nem que seja meia hora, para ler. Por todas as razões que já citei, entendemos, que as palavras, aprender novas palavras são importantes, certo? É tempo de porem esta medida em marcha. Faço votos para que concretizem este meu desejo. Boas leituras!

Margarida, 9ºG

 

 Projeto Leitura Autónoma📚

Resumos de Obras Literárias, redigidos pelos nossos alunos do 3º ciclo:


Título: O Rapaz do Pijama às Riscas

Autor: John Boyne

Resumo: Este livro conta-nos a história de Bruno, um rapaz alemão de nove anos que inesperadamente teve de sair da sua casa luxuosa de cinco andares para uma outra casa menos luxuosa em Acho-Vil. Alguns dias depois de se instalar Bruno reparou que existia um espaço rodeado de rede cheio de crianças e adultos (campo de concentração). Bruno adorava explorar, por isso como não tinha mais nada que fazer decidiu ver o que existia do outro lado da rede. Durante muito tempo andou encostado a rede, até que encontrou um miúdo sentado (Shmuel) um rapaz judeu também de nove anos com um pijama as riscas. É nesse momento que se inicia uma grande amizade entre estes dois rapazes. Certo dia, o pai de Bruno disse-lhe que ele, a mãe e a Gretel iam voltar para Berlim. Bruno ficou um bocado triste porque isso significava separar-se de Shmuel. Bruno decidiu então ir se despedir dele mas quando se ia despedir Shmuel pediu-lhe ajuda porque não sabia onde estava o seu pai. Já depois do almoço, Bruno antes de partir foi ajudá-lo, ia ser a última aventura juntos, passou por baixo da cerca vestiu um pijama às riscas que Shmuel tinha guardado e foram à procura, mas quando Bruno estava a preparar-se para ir para casa desiludido, pois não o encontraram chegaram os guardas que os mandaram para um local onde se protegeram da chuva (câmara de gás).

  E foi a partir desse dia que nunca mais se ouviu falar do Bruno.

  JUSTIFICAÇÃO DA ESCOLHA

   Eu escolhi este livro, porque uma senhora conhecida ofereceu-mo e aconselhou-me a lê-lo, pois é um livro simples de ler e com uma história muito interessante.

Miguel Antunes, 8ºL

📚   📚  📚

Titulo: Os Sonhadores

Autor: António Mota

Editora: Edições Gailivro

Estilo: Literatura Juvenil, Romance

Este livro retrata a história de dois amigos, Hermenegildo Souza e Armindo Rosas.

Resumo: A história começa com um taxista que estava em mais um dia de trabalho, quando um homem chega a pedir para o levar a uma rua que nem ele mesmo conhecia bem. É nesta parte que conhecemos Armando Rosas um homem que tinha chegado de viagem para reencontrar um amigo de infância, Hermenegildo Souza.

  Na noite do reencontro Hermenegildo conta que tem continuado a escrever só que “para a gaveta”. Depois de muita insistência Hermenegildo entrega o intitulado “ A coisa” um livro escrito por ele. No dia seguinte Armando regressa a casa com um objetivo, reescrever a história do amigo. A história era sobre Gilinho que era um menino que vivia numa aldeia isolada, o mesmo vivia com a mãe e com a avo e, inicialmente, com o avo também mas devido a sua doença psicológica ele acaba por fugir e ser encontrado morto por um habitante da aldeia.

  O livro sentra se muito na história de Gilinho, uma história realmente emocionante e cativante que vicia qualquer um. Depois de muitos dias, ele finalmente termina de reescrever a história de Hermenegildo.

  Este livro termina com Armando a enviar a história pelo correio, mas o mesmo teve um azar alucinante, a carrinha é assaltada e os assaltantes levaram a carrinha e a mesma não foi encontrada assim como a história do seu melhor amigo.

Opinião da Aluna

  Na minha opinião este livro e bastante interessante, pois relata a história de uma verdadeira e sincera amizade entre dois amigos. Uma amizade que nem com a distância não terminou. O facto é que hoje em dia, as amizades terminam com pouco, uma discussão ao apenas uma curta distância termina com uma amizade, o que não acontece com estes dois amigos. Eu gostei muito deste livro e aconselho-o, pois contêm uma história cativante!

Milene Pereira, 8ºJ

📚   📚  📚

Titulo: Aconteceu em Roma

Titulo original: When in Roma

Autora: Nicky Pellegrino

Editora: Asa

Tradução: Ana Alvares

Estilo: Romance

   Resumo

  Esta história passa-se em Roma, com Serafina uma mulher agora idosa que reside num pequeno quarto, num lar interno. A mesma, no livro, tenta passar uma visão do que é um lar de idosos, e como se afunda cada vez mais em recordações e lembranças. No quarto onde vive há uma fotografia dela com uma homem, mas ao contrário do que toda a gente pensa é apenas um homem que foi importante para ela na juventude. E é nesse contexto que embarcamos em mais uma recordação de Serafina onde ela conta grande parte da sua vida. 

  Conta que quando era jovem não pôde completar os seus estudos, pois tinha de tomar conta das irmãs mais novas. As raparigas não sabiam quem era o pai, na verdade, o mais provável, era nem a própria mãe saber devido ao trabalho comprometedor.

  Era nas tardes de verão, que Serafina ia buscar mais cedo as irmãs à escola para assim irem para a rua cantar, a fim de ganhar alguns trocados para irem ao cinema, e assim verem a estrela de cinema. Um dia as meninas recebem a feliz notícia de que o seu ídolo, vinha a Roma. O esperado dia chegou e Serafina teve a grande sorte de poder conhecer a estrela de cinema. Serafina percebe que tem muitas parecenças com o ator, por isso decide pesquisar mais sobre ele, e descobre que o mesmo há 20 anos atrás tinha estado em Roma. Descobre também que a estrela de cinema se tinha envolvido com a mãe, assim havendo a probabilidade de ela ser filha dela, o que foi confirmado pela mãe. Ali vê se entre dois mundos: O modesto que sempre conheceu ao, o mundo da riqueza e do luxo. Devido ao amor que sente pelas irmãs, decide escolher o mundo modesto em que sempre viveu. No último dia, em que esteve com o pai, decide tirar uma fotografia com ele para assim recordar mais tarde.

  Serafina agora vive triste e só, mas em vez de pensar em como vai terminar prefere pensar nas várias histórias que aconteceram em Roma.

Opinião da Aluna

Na minha opinião, esta obra é um dos poucos romances que li e gostei. Na verdade, a temática que está aqui em causa não é o amor entre dois seres, mas sim o amor familiar, entre o pai e uma filha. Este livro ignora o “ clichê”, como por exemplo “ Romeu e Julieta” de William Shakespeare ou “ A culpa é das estrelas” de Jonh Green, são livros que embora eu aconselhe, eu mesma considero-os “ cliché” e muito comuns a outros livros. Outro aspeto interessante, que me interessou especialmente foi a cultura cinematográfica e a gastronómica de Itália.

Rafaela Miranda, do 8ºJ

📚   📚  📚

 

Resumo:

Este livro leva-nos de volta a 1944 para nos relatar a dolorosa jornada de três mulheres grávidas , Priska , Anka e Rachel , que sobreviveram às condições extraordinariamente desumanas que encontravam nos campos de concentração nazis por onde passavam. Conta com relatos de amigos , família , outras prisioneiras e inclusive das três mulheres judias, que conseguiram esconder a gravidez , salvando assim os seus filhos , Hana , Eva e Mark , que só após dezassete dias num comboio lotado de judeus , viriam a ser resgatados pelos Aliados.

Embora seja um livro um pouco melancólico , é acima de tudo um livro bastante fascinante que nos mostra a realidade sofrida por muitos judeus às mãos dos nazis nestes campos de concentração. Para além disso , mostra-nos a dedicação e a determinação destas mulheres que sempre acreditaram que se conseguiam salvar.

   É um livro a não perder, faz-nos viajar pelos tempos do holocausto, pensar nas atrocidades feitas. Quanta maldade! Percam-se nas suas páginas.

Tatiana Santos , nº 11 do 8ºL

📚   📚  📚

Este livro fala de uma jornalista televisiva de uma enorme inteligência e energia, que é mãe solteira e uma profissional exigente. Para o público, Blaise tem uma vida perfeita. Mas na sua vida privada tem uma filha (Salima)de dezanove anos, que é cega e diabética. Por isso desde muito cedo que está num colégio interno, com cuidados médicos a tempo inteiro. Salima vivia num chalé com Abby(a sua tutora),até ao dia em que Abby faleceu de meningite.Com medo do contágioencerraram o colégio. Com isto Salima vai viver para o apartamento da mãe em Nova Iorque. Sendo assim é contratado um novo tutor (Simon) para acompanhar Salima em Nova Iorque,coisa que apavorou Blaise por ter consciência de que ele não poderia fazer centenas de coisas (ex:.vesti-la, dar-lhe banho,etc). Ao início nem Salima nem Blaise gostaram do método de Simon, mas com o passar dos dias, Simon aproximava-se mais de Salima e até Blaise já se habituara à presença dele. Com o passar do tempo, Blaise e Simon aperceberam-se de que gostavam um do outro apesar de ser complicado (mais para Blaise, pois tinham uma grande diferença de idades) .

Enfim estava tudo dentro do estável,até que Salima se sente mal e tem de ir para o hospital. Felizmente passado alguns meses melhorou e pôde voltar a casa com Blaise e Simon

Deixo-vos uma ponta solta: O futuro dos nossos protagonistas. Será que Blaise e Simon acabam juntos independentemente das diferenças de idades? Será que Salima se torna totalmente independente e autoconfiante?

Leiam este livro e descobrirão toda a verdade . Decidi deixar o fim em aberto para vos incentivar a lê-lo. Para ser sincera, eu li este livro por causa de uma aposta que fiz com um dos meus primos e, visto que tinha este trabalho, aproveitei. Este livro não é propriamente o estilo de livro que eu goste mais de ler, mas assim até fiquei a saber porque tipos de livros me interesso.

Madalena Ferreira, 8º L

📚   📚  📚

  «Viver sem ti » , é a história de Louisa Clark depois da morte de WillTraynor.

Neste livro, acompanhei a história de Louisa (Lou) e todos os momentos que viveu com Will que a tornaram uma pessoa diferente, mais reflexiva e atenta, angustiada, pois pensa que não fez tudo para demover Will do seu objectivo, morrer.

Quando um acidente obriga a protagonista a regressar a casa dos pais, ela percebe que precisa de ajuda , e por isso começa a frequentar um grupo de apoio de jovens que sofrem de canco» Seguir em   Frente » , onde os membros partilham os seus medos, os seus sentimentos e todas suas histórias . É com este grupo que a sua vida muda, conhece Sam Fielding , um paramédico com quem ela vive muitos momentos ternos e afectuosos. Será o primeiro homem, depois de Will, por quem ela se apaixona e ela aprende de novo a amar com todos os riscos que isso implica . Sem Louisa estar à espera aparece nasua vida alguém do passado que lhe relembra Will e que a faz mudar e ficar com um futuro muito diferente do que esperava.   Assim com a ajuda do grupo de apoio e do Sam , Louisa consegue seguir em frente e viver um novo amor e as novas oportunidades entrarem na sua vida . 

Eu gostei muito de ler este livro , porque a história que existe dentro dele cativou-me. Cada capítulo que li, saltava-o linha a linha para chegar ao seguinte, os acontecimentos sucediam-se e eu, ávida de curiosidade, ficava presa, queria que chegasse o próximo capítulo para saber o que ia acontecer . Esta é uma história de coragem, de resiliência e de superação que envolve os leitores da primeira à ultima página .

Prendam-se a esta leitura.

                       Inês de Almeida ferreira nº5 8ºL                            

📚   📚  📚

Livro – “O ombro de Cláudia”

Autora: Maria Tereza Maia Gonzalez

Cláudia é uma jovem de 14 anos, que vive com a mãe. Com o pai no Brasil, a mãe refez a sua vida nula relação com Leonel, que era pastor de uma igreja. Contudo, Cláudia nunca concordou em chamá-lo de padrasto, pois não gostava dele. Ela que até aí era uma boa aluna, começou a negar-se na escola e a isolar-se quer dos frequentemente dos amigos e até da mãe com quem estabelecia uma grande. Certo dia, Leonel traiu a mãe de Cláudia, e esta sem querer viu.Assim que Leonel se apercebeu de que Cláudia o tinha visto, ameaçou-a, tocando-lhe no ombro direito. A Cláudia começou a sentir comichão naquele ombro durante muito tempo. Então a mãe decidiu ir ao médico saber o que se passava. Foi-se então que descobriu que Cláudia tinha um trauma com Leonel e que a comichão se devia ao facto de Leonel lhe ter tocado, quando a ameaçou.

   Este é um livro interessante, tal como todos os que já lida desta autora, pois retrata assuntos atuais e passíveis de acontecer no dia a dia. O assunto abordado neste livro aborda um problema que, infelizmente, muitas vezes, é notícia. De alguma forma esta narração prepara-nos para situações reais.

   Escolhi este livro porque é a mesma autora do livro “ A Lua de Joana” de que eu gostei bastante.

Susana Domingues, nº 13, 9ºG

📚   📚  📚  📚   

 

         O livro Juntos para Sempre deWalcyr Carrasco retrata a vida de um cão abandonado, que se chamava Toby. 

 Toby tinha três irmãos e a mãe, eram cães vadios, até serem apanhados e levados para um canil. Lá Toby conheceu uma amiga que se chamava Coco. Toby tem de enfrentrar vários perígos com a sua família. Passado algum tempo, Toby perde um irmão e fica só ele, a irmã e a mãe.

Certo dia, a mãe dele abre a porta do pátio e foge, mas ele fica indeciso, pois tinha lá dentro a sua melhor amiga “Coco” e cá fora tinha a sua mãe. Então teve de fazer uma escolha muito difícil, acabando por optar por ficar lá dentro com a “Coco”, pois lá dentro tinha água, comida, uma vida bem melhor do que se tivesse fugido com a sua mãe e, principalmente, tinha a sua grande amiga.

Na minha opinião, o livro tem um título e uma capa interessantes, não tem vocabulário muito difícil e é muito fácil de ler para aqueles alunos, como eu, que têm alguma aversão à leitura. Este é um livro que fala da vida de um animal, mas também podia falar de uma pessoa, um ser humano onde é possível ver a importância dos amigos, da partilha e da felicidade. Fez-me transportar para os meus cães, a inportância que eles têm para mim. Afinal está comprovado cientificamente que os cães têm sentimentos. Por último, este livro faz-me lembrar as fábulas, pois as suas personagens são animais com características próprias do ser humano.

Roberto Henriques, 9ºG

 

📚   📚  📚  📚   📚  📚

NOVIDADES de 2018

Leituras “fresquinhas”…. 

(janeiro)

 Vem conhecer!

“Geronimo Stilton : O Fantasma do Coliseu”

O Coliseu de Roma anda assombrado por um terrível Gladiador Fantasma e já nenhum turista o quer visitar! É preciso fazer alguma coisa…
Esta é uma missão especial para mim, o Agente Secreto Zero Zero G!

O Fantasma do Coliseu é mais uma nova aventura do Geronimo Stilton!

📚 📚 📚

 

“Viagem no Tempo: Um Torneio em Honra do Imperador”

Uma corrida com bigas, um banquete numa vila luxuosa, um dia passado nas termas…

Ah, a viagem à Roma antiga foi mesmo extrarrática! Até conheci Júlio César em pessoa, que me ofertou uma coroa de louros; com mil mozarelas, ainda me vibram os bigodes de tanta emoção!

 

Um Torneio em Honra do Imperador é a quarta aventura de Geronimo Stilton.

📚 📚 📚

 

“As Piores Crianças do Mundo”

Autor:David Walliams

Estás preparado para conhecer as piores crianças do mundo?

Apresentamos-te a Sofia Sofá – uma superviciada em televisão, tão colada ao sofá que quase se confunde com ele. Ou o João Babão – um rapaz cuja baba o mete em sarilhos tremendos numa simples visita de estudo. E não esqueçamos a Fiona, a Chorona – uma irmã mais velha do pior que só sabe berrar!

📚 📚 📚

 

“O Bando Das Cavernas – Livro 19: Que Susto!”

Autor:Nuno Caravela

Inclui a Enciclopedra, para aprender com o Bando!

Que Susto! é o 19.º volume da coleção 100% portuguesa que tem provocado muitas gargalhadas nos jovens leitores e que já vendeu 240 mil livros.

Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. Eles são o Bando das Cavernas!

Amanhã há teste e o Kromeleque está a ter um ataque de soluços tão grande que não consegue estudar. Decidido a ajudar o amigo, o Bando vai viver uma aventura tão assustadora quanto divertida!

Participa nesta aventura e… junta-te ao Bando!

📚 📚 📚

 

“Diário de um Banana – livro 12 :Põe-te a Milhas!”

autor: Jeff Kinney

Para fugir ao stress das férias, os Heffleys embarcam numa aventura hilariante. Em vez de passarem o Natal em casa, os pais do Greg decidem pôr-se a milhas da confusão. Eles só queriam umas férias calmas, sem imprevistos e recheadas de paz.

O problema é que, com os Heffleys, raramente as coisas correm como planeado, e esta «viagem de sonho» vai transformar-se num verdadeiro pesadelo.

Não acreditas? Então, espera só para ler…

Junta-te ao Greg e à sua família (de loucos!) em mais uma viagem inesquecível!

📚 📚 📚

 

“Histórias de adormecer para raparigas rebeldes”

  autora: Elena Favilli

Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.

Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo activismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.

📚 📚 📚

 

“Os Indomáveis F. C. – Livro 4: Contra Tudo e Contra Todos”

Autor: Álvaro Magalhães

Ricardo e o irmão mudam de casa e procuram, na nova cidade, um sítio onde jogar futebol. Há um clube com camadas jovens e uma boa escola de futebol, mas eles acabam a jogar num descampado com outros rapazes. Em liberdade. “E se fizéssemos um clube?”, perguntou, um dia, o Ricardo. E tudo começou nesse momento. Eis, pois, a história contada por ele: uma equipa, um treinador, um nome, um equipamento, um clube: Os Indomáveis F. C.

 

Lês e esqueces que estás a ler. Pensas que estás a jogar, a viver.

📚 📚 📚

“ASTÉRIX E A TRANSITÁLICA”

   Astérix e Obelix estão de regresso em Astérix e a Transitálica.
Apesar do que Obelix possa pensar, os itálicos, habitantes de Itália, não são todos romanos, pelo contrário! Os itálicos, tal como os irredutíveis gauleses, pretendem preservar a sua autonomia e veem com maus olhos as veleidades de conquista de Júlio César e das suas legiões.

     Uma aventura emocionante à descoberta de uma Itália surpreendente e antiga!

📚 📚 📚

Diário de uma TóTó “

Autor – Rachel  Renée Russell
O programa de televisão da Nikki está-se a transformar num pesadelo!
Luzes…
Câmara…
Nikki – Mackenzie???
Oh! Não!

 

📚 📚 📚

 

 

Autor – Álvaro Magalhães 

“O livro que se lê de olhos fechados”

Em Lisboa, Valentim conhece parte do mundo S.P.V. (Só para vampiros) e, depois, parte com o Sombra, de avião, para Roma, onde vai descer às catacumbas, conhecer os 12 Cavaleiros da Ordem da Rosa Negra e ler o “Livro que se lê de olhos fechados”. Entretanto, no Porto, as coisas complicam-se: a Diana, que continua a procurar o Puff pela cidade, é apanhada pela tia e pelo Granjola. Por sua vez, a casa dos Perestrelo é atacada pela Brigada 10 dos Puro- Sangue, a dos três Zês: Zulmiro, Zeferino e Zacarias. E Mil-Homens? Também está em perigo. Ele é um homem forte e um valente caçador, mas sabia lá que lhe ia aparecer o pior dos inimigos: o Amor

📚 📚 📚

 

 

Autor – Álvaro Magalhães

“Só se morre duas vezes”

Ainda em Roma, o Valentim e o Sombra são apanhados pelo Grande Caçador. O Sombra fica ferido e Valentim segue, de avião, rumo ao observatório astronómico. Só que aquele avião foi sabotado e não vai chegar lá. Entretanto, no Porto, a Diana salva o Aleixo e reencontra o Puff, enquanto chega a casa dos Perestrelo a notícia da segunda morte do Bisavô (e chegam também os três Zês da Brigada 10, que vão lá meter o nariz). Por sua vez, Mil-Homens consulta uma “bruxa” e traz a receita para espantar a nuvem rosada. Uma palavra chega para a afugentar, uma Palavra Mágica, evidentemente. Mas irá resultar?

📚 📚 📚

 

Autor – John Green

“Mil vezes Adeus”

Não era intenção de Aza, uma jovem de dezasseis anos, investigar o enigmático desaparecimento do bilionário Russell Pickett. Mas estão em jogo uma recompensa de cem mil dólares e a vontade da sua melhor amiga Daisy, que se sente fascinada pelo mistério. Juntas, irão transpor a distância (tão curta, e no entanto tão vasta) que as separa de Davis, o filho do desaparecido.

Mas Aza debate-se também com as suas batalhas interiores. Por mais que tente ser uma boa filha, amiga, aluna, e quiçá detetive, tem de lidar diariamente com as suas penosas e asfixiantes «espirais de pensamentos». Como pode ser uma boa amiga se está constantemente a pôr entraves às aventuras que lhe surgem no caminho? Como pode ser uma boa filha se é incapaz de exprimir o que sente à mãe? Como pode ser uma boa namorada se, em vez de desfrutar de um beijo, só consegue pensar nos milhões de bactérias que as suas bocas partilham?

Neste tão aguardado regresso, John Green, autor premiado de A Culpa É Das Estrelas e À Procura de Alaska conta, com dolorosa intensidade, a história de Aza, numa tentativa de partilhar connosco os dramas da doença que o afeta desde a infância. O resultado é um romance brilhante sobre o amor, a resiliência, e o poder da amizade.

♣  ♣   2017 / 2018   ♣   

 

 

Percy Jackson e o Último OlimpianoOs mestiços passaram o ano inteiro a preparar para a batalha contra os Titãs, sabendo que a vitória é pouco provável. O exército de Cronos está mais forte do que nunca, e a cada novo deus ou mestiço que é recrutado, o poder de Cronos aumenta cada vez mais. Enquanto os Olimpianos lutam para travar o monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova Iorque, onde o Monte Olimpo quase não tem vigilância. Cabe agora a Percy Jackson e ao seu exército de jovens semideuses travarem o Senhor do Tempo. Neste muito aguardado quinto e último livro da série best-seller Percy Jackson e os Heróis do Olimpo, a profecia envolve o dia do 16.º aniversário de Percy. E, enquanto luta por travar o fim da civilização ocidental nas ruas de Manhattan, Percy enfrenta a terrível sensação de que, na realidade, está a lutar contra o seu próprio destino.

 

 

Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno

É habitual um autor best-seller ganhar prémios de literatura? Pois… não é. Mas Ricardo Araújo Pereira é único. O único autor que faz rir Portugal inteiro e que transformou o humor inteligente num esmagador fenómeno de popularidade. O único humorista que é em simultâneo um grande escritor, e cujas qualidades literárias são inquestionáveis e reconhecidas por todos.Depois de receber em 2012 o Grande Prémio APE de Crónica, RAP está de volta com mais um volume das suas crónicas da Boca do Inferno. “Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno” reúne os seus melhores textos entre 2010 e 2013.

 

 

O Diário de um Banana Vol 10: Dantes é que Era

Dantes é que era! Ou não? Esta é a grande dúvida do Greg, porque a sua cidade resolveu voltar aos tempos da velha escola e mandou desligar todos os aparelhos eletrónicos.Mas o Greg não parece feito para viver no antigamente, e a tensão aumenta, dentro e fora da casa dos Heffley.Conseguirá o Greg adaptar-se, ou será que a vida como era dantes é demasiado para ele?   Neste novo livro da fenomenal coleção O Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney faz-nos regressar aos primórdios da série, com o Greg a iniciar um novo ano escolar e a ser confrontado com novos desafios que nunca imaginara ter de enfrentar.

 

Diário De Um Banana 9. Caindo Na EstradaAs Férias Do Greg Tinham Tudo Para Serem Perfeitas, Até Que Sua Mãe Vem Com A Bomba: Eles Farão Uma Viagem De Carro Em Família. Bem, Uma Viagem Desse Tipo Tem Tudo Para Ser Algo Muito Divertido… Ou Não, Ainda Mais Se For A Família Do Greg. A Jornada Começa Cheia De Promessas, Mas Logo Sofre Reviravoltas Dramáticas. Banheiros De Posto De Gasolina, Gaivotas Ensandecidas, Malas Perdidas, Um Porco Faminto… Mas Até A Viagem Mais Desastrosa Pode Virar Uma Grande Aventura – E Desta Os Heffley Não Vão Se Esquecer Tão Cedo.

 

No Teu OlharColin Hancock é jovem mas já viveu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Foi perante o abismo que tomou a corajosa decisão de começar de novo. Agora, o emprego num restaurante da moda pode não o satisfazer, mas o sonho de se tornar professor parece cada vez mais perto de se concretizar. Dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve é o seu grande e único objetivo… mesmo que o preço a pagar seja a solidão.Maria Sanchez também deseja, acima de tudo, uma vida calma. Filha de imigrantes mexicanos, aprendeu desde cedo o valor do trabalho árduo, da ética e da lealdade. Para ela, bastam-lhe o emprego num prestigiado escritório de advogados e uma noite tranquila em casa para repôr as energias. Nem a insistência da sua irmã surte efeito. Com uma profissão tão arriscada, Maria aprecia a segurança que o isolamento lhe dá. Colin e Maria não foram feitos um para o outro. Ele representa tudo aquilo que ela despreza, é o típico meliante que ela está habituada a ver atrás das grades. E quando se cruzam numa noite de tempestade, o fosso que os separa é profundo e evidente. Mas, a partir desse momento fortuito, as suas vidas não voltarão a ser as mesmas. Conseguirão eles ver para além das aparências? Ler nos olhos do outro o que de mais profundo lhe vai na alma? Ceder à persistente memória daquela noite?

Uma Vida ao Teu LadoQuando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever… se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos. Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão. Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória.

 

A Culpa é das EstrelasApesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita. PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

 

À Procura de Alaska

 

Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos – esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa.”Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada… e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional.Nunca mais nada será o mesmo.

 

Cidades de PapelQuentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman são vizinhos e amigos de infância, mas há vários anos que não convivem de perto. Agora que se reencontraram, as velhas cumplicidades são reavivadas, e Margot consegue convencer Quentin a segui-la num engenhoso esquema de vingança. Mas Margot, sempre misteriosa, desaparece inesperadamente, deixando a Quentin uma série de elaboradas pistas que ele terá de descodificar se quiser alguma vez voltar a vê-la. Mas quanto mais perto Quentin está de a encontrar, mais se apercebe de que desconhece quem é verdadeiramente a enigmática Margot.

 

 

Espera Por MimPassaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família – e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro.

 

 

 

Se Eu FicarA Última Coisa De Que Mia Se Lembra É A Música.
Depois Do Acidente, Ela Ainda Consegue Ouvir A Música. Ela Vê O Seu Corpo Sendo Tirado
Dos Destroços Do Carro De Seus Pais Mas Não Sente Nada.
Tudo O Que Ela Pode Fazer É Assistir Ao Esforço Dos Médicos Para Salvar Sua Vida, Enquanto
Seus Amigos E Parentes Aguardam Na Sala De Espera… E O Seu Amor Luta Para Ficar Perto Dela.
Pelas Próximas 24 Horas, Mia Precisa Compreender O Que Aconteceu Antes Do Acidente
E Também O Que Aconteceu Depois. Ela Sabe Que Precisa Fazer A Escolha Mais Difícil De Todas.
Se Ela Ficar…

 

 

DivergenteNa Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família… e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem. Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama… ou acabar por destruí-la.

 

Convergente

 

A sociedade de fações em que Tris Prior acreditava está destruída – dilacerada por atos de violência e lutas de poder, e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mundo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. Talvez ela e Tobias possam encontrar, do outro lado da barreira, uma vida mais simples, livre de mentiras complicadas, lealdades confusas e memórias dolorosas.Mas a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido, e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama. Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor.Alternando as perspetivas de Tris e Quatro, “Convergente”, encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores em todo o mundo, revelando por fim os segredos do universo Divergente.

 

 

 

 

A tua escolha pode transformar-te – ou destruir-te. Mas qualquer escolha implica consequências, e à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama – e por ela própria.O dia da iniciação de Tris devia ter sido marcado pela celebração com a fação escolhida. No entanto, o dia termina da pior forma possível. À medida que o conflito entre as diferentes fações e as ideologias de cada uma se agita, a guerra parece ser inevitável. Escolher é cada vez mais incontornável… E fatal. Transformada pelas próprias decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente o que poderá vir a perder.A muito esperada continuação da saga “Divergente” volta a impressionar os fãs, com um enredo pleno de reviravoltas, romance e desilusões amorosas, e uma maravilhosa reflexão sobre a natureza humana.
Em Convergente, A Sociedade Que Se Dividia Em Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição E Franqueza Encontra-Se Destruída Pela Violência E Por Disputas De Poder, Marcada Pela Perda E Pela Traição. Diante Da Oportunidade De Explorar O Mundo Além Dos Limites Que Ela Conhecia Até Então, Tris Não Hesita Em Partir, Na Esperança De Ter Uma Vida Nova Ao Lado De Quatro – Livre De Mentiras Complicadas, Lealdades Suspeitas E Memórias Dolorosas. O Que Ela Encontra, No Entanto, É Uma Realidade Ainda Mais Alarmante Do Que Aquela Deixada Para Trás. Antigas Descobertas Rapidamente Perdem O Sentido. Novas Verdades Explosivas Transformam Os Corações Daqueles Que Ela Ama. Mais Uma Vez, Tris É Obrigada A Compreender As Complexidades Da Natureza Humana – E A Si Mesma –, Enquanto Convergem Sobre Ela Escolhas Impossíveis.

 

Para os fãs da saga «Divergente», pela autora bestseller do New York Times Veronica Roth, surge “Quatro”, um volume complementar que inclui 4 novas histórias anteriores à narrativa principal e 3 cenas exclusivas de «Divergente» – todas contadas do ponto de vista de Tobias Eaton.Lidas em conjunto, estas histórias iluminam segredos obscuros da vida de Tobias e acompanham o seu processo de integração na fação Intrépidos. Finalmente, fornecem em primeira mão momentos privilegiados entre os protagonistas da saga.

 

 

 

 

Top de Fevereiro

 

robinsonRobinson Crusoé
Robinson Crusoé é um náufrago que sobrevive a tempestades e furacões, a piratas gananciosos, a selvagens canibais e à vida solitária numa ilha deserta. Com imaginação e habilidade, constrói casas, barcos e ferramentas que lhe permitem viver décadas longe da civilização. Mas é em Sexta-Feira, um nativo que ele salva da escravidão, que encontra a verdadeira humanidade. Descobre todas as aventuras deste herói na mais famosa narrativa de viagens.

O Fantasma de Cantervillefantasma
A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.

anjos

Os Anjos não tem Asas
em 85 anos e diz não estar arrependido de nada. Ruy de Carvalho faz, neste livro, uma viagem íntima pelas suas emoções e pelos grandes momentos da sua vida, como marido, pai, amigo e actor. Partilha com os leitores – com aqueles que quase sempre o viram através das personagens que interpretou – as suas mais importantes experiências e as lições de vida que fazem com que a própria existência, a de cada um de nós, faça realmente sentido. Com um olhar crítico mas temperado pela ternura e pela doce maturidade, Ruy de Carvalho abre aqui o livro do seu coração, num relato espontâneo e comovente sobre a vida, o amor, os afectos e os anjos que aparecem na nossa vida, quase sem darmos por isso.

 

 

 

 Os Bebés de Auschwitzos bebés

Entre as vítimas do Holocausto enviadas para Auschwitz em 1944, três mulheres levavam consigo um segredo quando passaram pelos portões do infame campo de concentração.
Priska, Rachel e Anka estavam grávidas de poucas semanas, enfrentando um destino incerto longe dos seus maridos. Sozinhas, assustadas, e após terem perdido tantos familiares às mãos dos nazis, sentiam-se determinadas em lutar pelo que lhes restava: as vidas dos seus bebés.
Estas mulheres deram à luz em circunstâncias inimagináveis, com intervalos de semanas entre si. Quando nasceram, os bebés pesavam menos de 1,5 Kg cada, e os seus pais haviam sido assassinados pelas forças alemãs, enquanto as mães se haviam transformado em «esqueletos andantes».
Os Bebés de Auschwitz segue a incrível história das mães: primeiro em Auschwitz, onde sofreram o escrutínio cruel de Josef Mengele, o médico nazi conhecido como Anjo da Morte, que selecionava as mulheres grávidas à entrada do campo, destinando-as às câmaras de gás; depois num campo de trabalho alemão onde, esfomeadas, lutaram por esconder a sua gravidez; e, por fim, durante a viagem infernal de comboio, que durou 17 dias, até ao campo de concentração de Mauthausen, onde viriam a ser libertadas pelos Aliados.

 

 

O TOP DE JANEIRO

DSC07560

 

A Vida Mágica da Sementinha de Alves Redol

 

sementinha

Quando a noite chegou a nossa amiga Sementinha procurou um torrãozinho de terra, deitando nele a cabeça para adormecer. E sonhou com o rouxinol vagabundo, a cantarolar para lhe trazer o sono, enquanto os dois chapins azuis a embalavam na teia doirada da aranha; depois vinham mais pássaros, todos os que vira no ensaio do bosque, e que traziam no bico o Amarelo de Barba preta, o Serrano, o Rubião, o Mocho de Espiga Branca e os outros seus companheiros, bagos de trigo.

 

O Cavaleiro da Dinamarca de  Sophia de Mello Brener Andersen

 

cavaleiro
No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, o Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família.

Nessa viagem, maravilha-se com as cidades de Veneza e Florença, e ouve histórias espantosas sobre pintores, poetas e navegadores. São muitas as dificuldades com que se depara, mas uma força inabalável parece ajudá-lo a passar essa noite tão especial com aqueles que mais ama…

 

 

Três Fábulas de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães

 

3 fabulas

A conversa tomara, afinal, o rumo inverso do que a cegonha pretendia. Tanto quisera deslumbrara tartaruga com os seus conhecimentos e acabara fazendo uma triste figura. A outra sabia muito mais do que ela! Isso irritava-a mas também a enchia de curiosidade. Como é que, sem sair de casa, uma pessoa podia estar tão bem informada?

 

 

 

Úrsula, a Maior de Alice Veira

_ursula_a_maior

 

Maria João, de 14 anos, é filha de pais divorciados (o pai é um homem de esquerda, da classe média; a mãe vive para os seus sonhos domésticos e um pouco distante da realidade). O livro mostra a sua relação com os seus amigos da escola e o modo como ela constrói o seu próprio eu, observando criticamente as regras e valores dos pais. Maria João ajuda também a construir a personalidade de outra rapariga: Xuxu. Esta, filha de um aristocrata amigo da mãe, tem de percorrer um longo caminho para ganhar o direito ao seu próprio nome: Úrsula.

O Top 5 de Dezembro

 

WP_20160202_10_05_04_Pro

 

  Os Lusíadas de Luís de Vaz de Camões Contado às Crianças e Lembrados ao Povo de João de Barros

Era uma vez um povo de marinheiros e de heróis, o povo português, o nosso povo, que já lá vão muitos anos — mais de quatrocentos — quis descobrir o caminho marítimo para a Índia. A Índia aparecia então, aos olhos de todos os Europeus, como terra de esplendor e de riqueza, que todos os homens desejavam, mas onde era difícil, quase impossível chegar. Quatro pequenos navios — tão pequenos sobre o imenso, ignorado Oceano! — Quatro naus comandadas pelo grande capitão Vasco da Gama lançaram-se através do Atlântico, só conhecido até ao Cabo da Boa Esperança, dobraram esse Cabo e puseram-se de vela para a região que demandavam.O vento era brando, o mar sereno. Até então a viagem correra sossegada. Mas os perigos seriam constantes, a travessia arriscada, a viagem longa. E ninguém sabia ao certo o rumo a seguir, pois nunca outra gente se atrevera sequer a tentar tão comprida e custosa navegação.Só a coragem e a audácia dos Portugueses seria capaz da proeza heroica! Assim inicia João de Barros a sua adaptação em prosa de Os Lusíadas, o poema épico português. Nesta obra, o autor condensa e simplifica a leitura dessa joia da literatura nacional, tornando-a acessível a um público mais jovem, mas interessado em conhecer a sua História e as suas Origens.

Histórias da Terra e do Mar de Sophia de Mello Brener Andersen

historia

Uma opacidade especial parece formar-se em torno dos escritores que fizeram da clareza um imperativo. Talvez em nenhum outro livro, como neste, esse destino que também coube a Sophia de Mello Breyner Andresen se mostre com tanta evidência. Livro trágico de princípio a fim, transporta todos os sinais do confronto com o sentido enquanto experiência do caos, que a muitos se afigura incompatível com a luminosidade apolínea que a prosa apuradíssima destas Histórias parece ter o segredo de produzir. E como acontece a todos os textos a que o adjectivo “trágico” se pode aplicar sem distorção, também a arte de contar está aqui bem longe de ser deixada no sossego clássico, quase infantil, que o título enganadoramente sugere.»

 

 A Fada Oriana de  Sophia de Mello Brener Andersen

a fada

Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.

 

Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

 

A Viúva e o Papagaio Virginia Woolf  

Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio a viuvainvulgar. “Não está ninguém em casa!”, “Não está ninguém em casa!” é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…

 

 

 

 

 

O Gigante Egoísta, seguido do Príncipe Feliz

Autor: Oscar Wildeimage

Ilustradora: Fátima Afonso

Editora: Vega

Opiniões de leitura: Como já devem ter reparado esta história conta-nos as atitudes de um Gigante Egoísta que só percebeu o verdadeiro valor das crianças quando sentiu a sua falta. A parte boa desta história é que este nosso grande amigo ainda foi a tempo de perceber o erro que tinha cometido e acabou por permitir que as crianças brincassem felizes no seu maravilhoso jardim, tornando-o o mais lindo do mundo.

Deixa a tua opinião 

Ebcar

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

 

Anúncios

10 thoughts on “Leituras

  1. Gosto muito desta biblioteca e acho muito interessante criarem este blog. Devem continuar assim porque estão muito bem. Gosto desta página dedicada à leitura e não parem de publicar mais coisas sobre livros.

  2. Para além destes livros podiam colocar mais histórias de outros livros que tenham na nossa biblioteca…
    Mas este blog está muito giro continuem que vão bem!
    Beijos para todos

  3. Adoro este livro . Retrata uma história muito importante para todos nós.
    Podem meter mais histórias deste tamanho e valor , para o mundo ficar cada vez melhor .

    Bom trabalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s