Personalidades

Autor do mês de Janeiro

 

DSC07548

Scan0001 Scan0004 Scan0007 

DSC07545

Autor do mês de

Novembro de 2015

 

DSC03970 AUTOR DO MÊS

MARÇO

 

 

No âmbito das atividades da BE, os alunos de Educação Musical da turma D, elaboram um cartaz sobre Carl Orff, o compositor do mês.

 

 

carl orff

 

 

 

Carl  Orff

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

A Professora

 

Augusta Baranda

 

FEVEREIRO

 

sophia_breyner

Sophia de Mello Breyner Andresen

 

 

Sophia de Mello B. pista do livro

 

 

 

Gostas de ler e de mistérios?

Então, vai à biblioteca e participa na nova atividade:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

6

 

 

5

 

 

4

 

 

2

 

 

Sophia Breyner

 

 

JANEIRO

 

Julio Verne

Júlio Verne

 A biblioteca da escola, durante o mês de janeiro, dinamizou uma exposição sobre Júlio Verne.

Este autor que foi muito rico em imaginação, conseguiu conjecturar, ainda no século XIX o que viria a acontecer nos séculos XX e XXI.

Toda a expansão planetária e a riqueza do interior do nosso planeta, etc. Além da exposição dos seus livros, a biblioteca está a realizar sessões de cinema com filmes baseados nos livros do autor.

Júlio Verne

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 Prof. Manuela Sousa

 

NOVEMBRO / DEZEMBRO

  António Egas Moniz

Medicina, neurologia, política, literatura
Residência Portugal
 
Nascimento 29 de Novembro de 1874
Local Avanca, Estarreja,  Portugal
 
Morte 13 de Dezembro de 1955 (81 anos)
Local Lisboa,  Portugal
 
Atividade
Campo(s) Medicina, neurologia, política, literatura
 
Prémio(s)  Nobel de Fisiologia ou Medicina (1949)

 

 exposição Egas Moniz ebcar  OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

  Prof. Manuela Sousa

OUTUBRO

 

 

 

 

– Biólogo

– Mia Couto, pseudónimo de António Emílio Leite Couto, é um biólogo e escritor moçambicano.

Que o tempo, agora mais frio e quase invernoso, permita que as palavras, os textos, as imagens, enfim as nossas vozes se encontrem com outras vozes, na construção conjunta de sentidos novos, únicos e intrinsecamente globais.

  • Mia Couto

Desenho efetuado por Ricardo Silva, assistente operacional da nossa escola,para a rubrica mensal O Autor do Mês, dedicada ao escritor moçambicano Mia Couto. Obrigado também à professora Delmira Figueiredo pela magnífica exposição criada para este efeito.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ ◊ 

Março

Matilde Rosa Araújo

Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letra da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa.

Autora de livros de contos e poesia para os adultos e, principalmente,  para as crianças, tendo publicado mais de duas dezenas de livros.

Fevereiro

Estamos a iniciar o mês mais pequenino do ano. A autora que se segue será Ana Maria Magalhães. Agora que já conhecem Isabel Alçada, vamos realçar a semelhança entre estas duas escritoras.

Janeiro

Isabel Alçada A autora que se segue é do agrado da maior parte dos jovens. Faz parte do nosso imaginário infantil. Já adormecemos, muitas vezes, viajando pelas suas páginas.

Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950. É a filha mais velha de três irmãs . Cresceu num ambiente cordial,  estimulante, rico de vivências onde o pai era quem contava as histórias para animar as festas. Sempre gostou de ler e na juventude viajou muito.

Estudou e licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Profissionalmente foi professora de Português e História no 2º ciclo. Conheceu Ana Maria Magalhães na mesma escola.

Começou a escrever, em parceria, com Ana Maria Magalhães em 1982 e já foram publicados 50 títulos da colecção Uma Aventura. Para se inspirarem visitaram países dos quatro continentes para conhecerem os sítios das suas histórias. São também autoras de outras colecções como: Viagens no Tempo; Histórias e Lendas; História de Portugal, entre outras.

Actualmente, Isabel Alçada é comissária  do Plano Nacional de Leitura.

Novembro/Dezembro

A autora que se segue é Luísa Ducla Soares, mais uma escritora de livros infanto-juvenis e de inúmeras poesias.

xmg4jca3mdxqdca6zbl9kcay9fo9ocayexvgycab0wgd9caimy11vcatr4wilcajtbdorcas2kr2nca13ol8qca118fjxcafdw5osca5lrjklca5ab3bwca7z09bncav3mcn4ca7qjadaca2p2oz9Esta autora nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939, onde se licenciou em Filologia Germânica. O seu primeiro livro de poesia data de 1970 e intitula-se Contrato. Tem-se dedicado como estudiosa e autora à literatura infanto-juvenil. Publicou 45 obras infanto-juvenis.

Recebeu o “Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro de literatura infantil no biénio 1984-1985” e o “Grande Prémio Calouste Gulbenkian” pelo conjunto da sua obra em 1996.

Colaborou na página infantil do Diário Popular e na revista Rua Sésamo. As suas obras encontram-se traduzidas em diversos línguas, nomeadamente francês, catalão, basco e galego.

A tua Biblioteca possui alguns títulos desta autora, que muito têm fascinado o público infantil. Aproveita para conheceres um pouco mais do seu estilo, lendo os seus livros, fazendo os passatempos e pesquisas na internet.

Março / Abril

Bento de Jesus Caraça – O Matemático da Liberdade

 

 

 

 

 

 

 

 

JANEIRO/FEVEREIRO – JÚLIO VERNE

dsc02200-copia.jpg

 

Júlio Verne

Um pouco mais sobre …

(aportuguesado para Júlio Verne) , foi um escritor francês.

Mais uma oportunidade de divulgar junto dos alunos a vida e obra deste escritor, podes também encontrar na nossa Biblioteca algumas das obras e visitar a exposição que se encontra no átrio da nossa Escola.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

NOVEaquilino_ribeiro-6-copia.jpgMBRO/DEZEMBRO – AQUILINO RIBEIRO

Para estes meses, foi escolhido como personalidade, um escritor beirão.
Foi uma excelente oportunidade de divulgar junto dos alunos a sua vida e obra. Também recolhemos alguns artigos de jornais sobre a transladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional.
Vê a apresentação das imagens da exposição “Aquilino Ribeiro”.

Aquilino Ribeiro

Anúncios

5 thoughts on “Personalidades

  1. Estou a ver que a personalidade do mês, é algo constante neste sítio. Por isso venho fazer uma proposta à biblioteca da escola. Eu tenho um blog de Literatura, e gostaria de saber se a biblioteca deixava o “Escrever sem Segredos” escreversemsegredos.blogspot.com…colocar a personalidade do mês no nosso blog. Aguardarei a resposta.
    Obrigado.

  2. Qual é a escolha para personalidade do mês de Janeiro/Fevereiro para a Biblioteca? Aceito todas as opções, já que confio plenamente na Biblioteca. A escolhida será publicada pelo escrever sem segredos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s